Emoção e Narrativa - Workshop de Greenberg e Angus

01.07.2006

No inicio de Julho 2006 realizou-se no Instituto de Psicologia e Educação, na Universidade do Minho, o workshop “Working with Emotion and Narrative in Psychotherapy”, com Leslie Greenberg e Lynne Angus , da York University...

Numa abordagem dialéctico-construtivista, e recorrendo a técnicas de experienciação dramatizada, como a "cadeira vazia", os autores apresentaram uma integração da emoção e da narrativa na Terapia Focada nas Emoções. O objectivo, facilitar a produção de narrativas pessoais, progressivamente subjectivadas e emocionalmente salientes - a "Saliência Emocional" apresentada como marcador chave da importância das histórias pessoais, através da qual adquirem significado - assim reconstruindo os seus significados primários, possibilitando a reavaliação da sua adequação, e a construção de novas histórias promotoras de mudança em direcções curativas ("healing stories") ou adaptativas.

O resultado é uma abordagem elegante, de profundidade experiêncial e emocional, de matriz construtivista e cognitiva-narrativa, mas mantendo uma prática simples - recontar histórias e experimentar perspectivas. Greenberg e Angus apresentaram também um interessante modelo de resolução do auto-criticismo, aplicado à depressão.


Email  E-mail Email  Share


Comente o Destaque

* É obrigatório preencher todos os campos. O seu e-mail não será
  divulgado publicamente.


O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.

Arquivo

2016

2015

2014

2013


    2012


      2011

      2010

      2009

      2008

      2007

      2006

      Contacte-nos