Protocolo de colaboração com Ordem dos Psicólogos

24.01.2016

A Ordem dos Psicólogos Portugueses deu início em Fev 2016 ao processo de criação das especialidades de psicologia em Portugal. Nesse âmbito, procura reconhecer a atividade de psicoterapia pelos seus membros através da especialidade avançada de psicoterapia.

Dado que as sociedades de psicoterapia desempenham um papel fundamental na formação de psicoterapeutas e na promoção da psicoterapia em Portugal, foi assinado um protocolo de colaboração entre esta Sociedade e a OPP, como pode verificar aqui.

Este protocolo visa contribuir para a melhoria da afirmação da Psicoterapia realizada por psicólogos e para a aproximação das formações entre as diferentes associações. Constitui ainda um passo importante para estreitar as relações entre a OPP e as sociedades que formam psicoterapeutas em Portugal, contribuindo para afirmar a importância da formação em Psicoterapia.

Assim, ao abrigo do protocolo estabelecido, a Ordem dos Psicólogos Portugueses compromete-se a reconhecer a Especialidade Avançada de Psicoterapia a todos os psicólogos cuja formação em Psicoterapia tenha decorrido nesta Sociedade. Este reconhecimento terá lugar mediante a apresentação de candidatura ao Processo de Especialidades de Psicologia.

Os associados que se encontrem em formação poderão candidatar-se à Especialidade Avançada de Psicoterapia, dispondo de um período de 4 anos para concluir a sua formação.

Para mais informações, aceder ao portal da ordem aqui

.........

Em Agosto 2015

 A Direcção da Sociedade tem o prazer de informar os seus membros de que assinou recentemente um compromisso de colaboração com a OPP para a Especialidade avançada em Psicoterapia.

Neste documento reconhece-se o papel determinante das sociedades na formação de psicoterapeutas, e estabelecem-se os parâmetros de um compromisso relativo ao trabalho de mútua cooperação no âmbito da futura especialidade avançada em psicoterapia praticada por psicólogos.

Para além do compromisso de adopção dos Training Standars da EFPA para o treino de Psicólogos Psicoterapeutas, a OPP compromete-se também a reconhecer como psicoterapeuta todos os psicólogos membros efectivos da sociedade que a mesma reconhece como habilitados para o exercício da psicoterapia.

A Sociedade, desde a sua constituição em 2005, subscreveu e tem praticado no seu plano de estudos estes Training Standards da EFPA no que refere à formação de psicólogos psicoterapeutas. Acolhemos assim com entusiasmo esta iniciativa da Ordem, que queremos acompanhar colaborando de forma activa.  


Email  E-mail Email  Share


Comente o Destaque

* É obrigatório preencher todos os campos. O seu e-mail não será
  divulgado publicamente.


O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.

Arquivo

2016

2015

2014

2013


    2012


      2011

      2010

      2009

      2008

      2007

      2006

      Contacte-nos