SPPC - Seminário ''Relações de Vinculação''

10.03.2007

Nos dias 9 e 10 de Março de 2007, a SPPC organizou, no contexto do Curso de Especialização em Psicoterapia Seminário subordinado ao tema ''Relações de Vinculação: investigação e intervenção". Foi orador Isabel Soares, psicoterapeuta, professora catedrática no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, investigadora e autora de diversas publicações no domínio da psicopatologia desenvolvimentista e das relações de vinculação.
O evento decorreu no Anfiteatro da FPCE da Universidade de Lisboa e contou com a presença de cerca de noventa participantes.

Apresentação
A Teoria da Vinculação, talvez por ter nascido com uma forte fundamentação empírica, etológica e evolucionista, integrando as tradições desenvolvimentista e clínica, tem demonstrado uma força integradora que atrai e inspira teóricos e investigadores de diferentes correntes, perspectivas epistémicas e filosóficas. Entre os construtivistas que criativamente assimilam alguns dos seus pressupostos e orientações, encontramos autores como Guidano, Safran, Lyddon, ou Mahoney. Graças à Teoria da Vinculação – que se aproxima dos quase cinquenta anos de evolução e aprofundamento - o inconsciente deixou de ser um caldeirão de impulsos inconfessáveis, e passou a ser um regulador de necessidades de afecto e ligação com figuras relevantes, garantia da adaptação viabilizadora e sustentadora de vida.

O contributo da professora Isabel Soares para o estudo da vinculação com populações portuguesas e nos seus diversos contextos psicossociais e de desenvolvimento colocou-a num plano de relevância internacional. Com publicações em diferentes línguas - e em áreas tão diferentes como as do desenvolvimento da regulação emocional, a psicopatologia na infância, na adolescência e na idade adulta, as relações conjugais, a sexualidade, a parentalidade, as organizações vinculativas cliente-terapeuta, os resultados terapêuticos - Isabel Soares é, desde há muito, a investigadora portuguesa com o percurso mais expressivo e consistente na área dos processos de vinculação ao longo da vida e suas implicações no desenvolvimento saudável e perturbado. Com a sua generosa presença, aqui, hoje, asseguramos um tempo de excelente aprendizagem, de profícua reflexão e inspiração científica, clínica e psicossocial.

Os que se interessam particularmente por estas teorias, práticas e investigação, poderão continuar esta ligação já em Julho na Conferência Internacional sobre Vinculação que Isabel Soares organiza na Universidade do Minho. No Curso de Especialização em Psicoterapia da SPPC contamos com a colaboração e supervisão de Isabel Soares para o aprofundamento destas abordagens.


Email  E-mail Email  Share


Comente o Destaque

* É obrigatório preencher todos os campos. O seu e-mail não será
  divulgado publicamente.


O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.

Arquivo

2016

2015

2014

2013


    2012


      2011

      2010

      2009

      2008

      2007

      2006

      Contacte-nos