Inscrições | 13ª Especialização

Curso Modular e Semestral  – Novembro 2016 - Março 2017

Decorrem inscrições para mais um semestre - de Novembro 2017 a Março 2018 - na 13ª Edição da Especialização em Psicoterapia.  Pode encontrar no final desta página, em RECURSOS, toda a informação necessária: Plano de Estudos,  Calendário, valores envolvidos nas inscrições para o semestre em causa.
A inscrição não obriga a participação em semestres anteriores. As actividades decorrem dominantemente em regime presencial ou à distãncia graças a um conjunto de plataformas educacionais. 

O Plano para este período de actividade de Nov 2017 a Março de 2018:

- Destaque do semestre para o Treino IFS: Consulte aqui , a decorrer de Jan a Nov 2018.

- De 13 de Outubro a 16 de Janeiro - Sistemas Internos - Continuidade - Modulo preparatório e exclusivo para os que se inscrevem no Treino IFS de Janeiro 2018
- De 08 de Novembro a 28 de Março - Seminário de Supervisão Blended - o muito participado módulo de discussão de casos, dominantemente à distância mas com uma percentagem elevada de sessões presenciais, Lisboa e Porto.
- De 13 de Novembro a 27 de Março - Trauma e Trauma Complexo - Neste módulo abordam-se teorias e modelos do trauma relacional e de desenvolvimento, a todos os títulos imprescindíveis na formação e treino das psicoterapias.
- De 23 de Novembro a 15 de Março - Análise Processual e Conceptualização Clínica -
- De 27 de Novembro a 19 de Março - Práticas Experienciais -
- De 29 de Novembro a 21 de Março - Terapias Narrativas - Miguel Gonçalves e Margarida Henriques continuam a falar-nos das abordagens narrativas, desta vez com um foco na supervisão e discussão de casos.
- De 23 a 28 de Janeiro - Na Programação para este período sublinhamos uma oportunidade única -pela primeira vez em Portugal - de treino num dos modelos contemporâneos mais reconhecidos na intervenção com trauma e não só. O Treino em Sistemas Internos IFS 

......
No período de novembro 2016 a Maio de 2017, teve lugar um treino web based com Giancarlo Dimaggio
- MIT para Perturbações de Personalidade -  EFT para Casais - com Rhonda Goldman, e  EFT para Famílas e Pais, com Joanne Dolhanty.
Entre novembro de 2015 e março 2016:um dos pontos altos do semestre decorreu a 18-19 de março 2016 com Giancarlo Dimaggio, que já nos tinha apresentado o modelo narrativo/dialógico para os disturbios de personalidade em dezembro de 2012, e nos visitou também de 3 a 6 de Julho de 2014, volta a estar . Para além de continuarmos a fazer a Análise Processual e Conceptual Clínica a partir do visionamento de um conjunto de processos clínicos reais, e a discutir a Terapia Focada nas Emoções com os autores originais e também em lingua portuguesa com João Salgado e a Aliança Terapêutica com Eugénia Ribeiro, decorreram os habituais seminários de supervisão clínica, oferecendo suporte às diferentes práticas dos associados. 

Recordamos com algum detalhe as actividades que desenvolvemos de nov 2014 a outubro 2015:
Seminários e Workshops em Março 2015 com Robin Ticic e Tor Wennerberg - em discussão a Terapia de Coerência, processos de Transformação e Trauma. Em Maio ( 2º semestre) - em discussão a EFT no Trauma, com Sandra Paivio.
Webinars: em EFT / Terapia Focada nas Emoções (com João Salgado), em Terapias Narrativas /i-moments (com Miguel Gonçalves), e em Aliança e Colaboração (com Eugénia Fernandes) continuarão a ser momentos de aprendizagem relevantes.
Ainda nesta modalidade dos webinars contamos oferecer um modulo em Teorias e Modelos de Stresse e Trauma, desta vez com a tónica no Trauma complexo. Ao longo do semestre e em regime blended desenvolvemos também a Análise Processual e Conceptualização Clínica a partir do visionamento e discussão de sessões gravadas em video;
Práticas Experienciais de Grupo  decorreram a um ritmo mensal. os participantes neste módulo experimentaram pelo menos uma vez, e pelo período de cerca de 45 minutos quer a posição de paciente/cliente, quer a posição de terapeuta.
Seminários de Supervisão decorreram como habitualmente, oferecendo suporte a mais oportunidades de prática clínica.
Atendimento à Comunidade que tem possibilitado a tantos colegas o início de actividade clínica tutorada esperamos possa continuar. 


...
No período de abril a outubro de 2014 Giancarlo Dimaggio, que já nos tinha apresentado o modelo narrativo/dialógico para os disturbios de personalidade em dezembro de 2012, voltou a visitar-nos de 3 a 6 de Julho de 2014. Para além de continuarmos a fazer a Análise Processual e Conceptual Clínica a partir do visionamento de um conjunto de processos clínicos reais, e a discutir a Terapia de Coerência com Bruce Ecker e a Aliança Terapêutica com Eugénia Ribeiro, decorreram  os habituais seminários de supervisão clínica, oferecendo suporte às diferentes práticas dos associados. O Desenvolvimento Pessoal e Profissional foi outra das propostas para este semestre, com o contributo da Professora Alexandra Marques Pinto, da FPUL.

No período de novembro 2013 a março 2014 propusemos os seguintes desafios: a Análise Processual e Conceptualização Clínica a partir do visionamento de sessões reais; discutir a Terapia de Coerência via webinars com Bruce Ecker. Michael Basseches da Suffolk University/ Boston, apresentou-nos em seminário - Psychotherapy as Developmental Process - uma perspectiva desenvolvimentista e construtivista da prática psicoterapêutica. No plano da construção de relação, aliança e colaboração terapêuticas, contamos com o contributo de Eugénia Ribeiro, da Universidade do Minho, em formato de webinars. Os vários seminários de supervisão decorrem como habitualmente, oferecendo suporte às diferentes práticas clínicas dos associados. De igual modo o atendimento à comunidade, continuará a oferecer aos trainees mais jovens oportunidades de início de prática clínica.

No período de abril a outubro de 2013 foram os seguintes os desafios propostos: as terapias empiricamente suportadas e entre estas as CBT, bem como os manuais de classificação e diagnóstico DSM, que em maio apresentaram uma nova versão, o DSM-5. Com Giancarlo Dimaggio, continuamos via web a estudar o seu  modelo narrativo/dialógico para os disturbios de personalidade. E com João Salgado aprofundamos a EFT/ Processual-experiencial e Focada nas Emoções. Para além destes dois desafios, continuaremos a fazer Análise Processual e Conceptual a partir do visionamento de consultas, e a discutir a Terapia de Coerência via webinars com Bruce EckerMiguel Gonçalves oferece-nos via web a possibilidade de acompanharmos desenvolvimentos não só nas Terapias Narrativas, mas também do estudo dos processos de mudança e inovação. Os vários seminários de supervisão decorrerão como habitualmente, esperamos que oferecendo suporte a mais oportunidades de prática clínica.

No período de nov 2012 a março 2013 sugerimos dois desafios maiores - William B. Stiles, que em novembro apresentou o seu modelo da Assimilação de Experiencias Difíceis; e Giancarlo Dimaggio, que em dezembro nos apresentou num workshop de 2 dias o modelo narrativo/dialógico para os disturbios de personalidade. Para além destes dois desafios, continuámos a fazer Análise Processual e Conceptual a partir do visionamento de consultas, e a discutir a Terapia de Coerência com Bruce Ecker (em outubro e novembro). Em novembro Miguel Gonçalves visitou-nos novamente com as Terapias Narrativas. E em janeiro e fevereiro fizémos uma visita intensa e alargada às Teorias e Modelos de Stress eTrauma. Os vários seminários de supervisão decorreram como habitualmente, e oferecendo suporte a mais oportunidades de prática clínica.

 
ESTRUTURA DA ESPECIALIZAÇÃO - Estruturada por unidades modulares e semestrais, esta Especialização decorre ao longo de 6 a 8 SEMESTRES, em HORÁRIO PÓS-LABORAL, em REGIME BLENDED ou seja, com actividades Presenciais em Lisboa mas também de aprendizagem à Distância - como opção para os colegas de outras regiões ou países, graças a um conjunto de plataformas de aprendizagem electrónicas  - obriga a um mínimo de avaliação presencial.

Componentes e Normas - Conta com  participantes de todo o país, e intervenientes nacionais e internacionais.  Segue as normas do CERTIFICADO EUROPEU DE PSICÓLOGOS ESPECIALIZADOS EM PSICOTERAPIA definidas pela EFPA , e tem as seguintes componentes:

  • Módulos Teórico-metodológicos Presenciais, à Distância e Blended
  • Seminários e Workshops com Especialistas convidados
  • Seminários de Supervisão, Presenciais, à Distância e Blended
  • Actividade Clínica Tutelada
  • Serviço de Atendimento à Comunidade
  • Desenvolvimento Pessoal e Experiencial
  • E/B learning apoiado em 3 Plataformas Electrónicas
  • Treino tutorial, monitorizado, em Proficiência e por competências

Procuramos que o psicoterapeuta em treino se familiarize com os princípios e pressupostos orientadores das metateorias e teorias construtivistas e da mudança humana, com modelos psicoterapeuticos e respectivas metodologias, que observe e contacte com os autores na prática destes princípios e metodologias, as experiencie pessoalmente, e finalmente as pratique sob supervisão.

CANDIDATURAS - Podem candidatar-se às 15 vagas (em cada modalidade, presencial e Distância) de cada semestre Psicólogos - licenciados/ mestres com 300ECTS/ 5anos - Médicos, mas também  finalistas com 240ECTs de ambas as licenciaturas. Exigível conclusão de mestrado integrado.

REGIMES DE FREQUÊNCIA
Os candidatos podem optar por um dos regimes possíveis:

A. Regime Semestral: Inclui a frequência de um Seminário de Supervisão, e de todos os Módulos Teóricos - habitualmente três - que decorrem no semestre, num total de cerca de 116 horas. Pode sempre em semestres seguintes inscrever-se no regime modular.

B. Regime Modular: Neste regime pode optar por se inscrever em apenas um ou mais módulos teóricos ou apenas no Seminário de Supervisão. Pode em qualquer momento voltar ao regime semestral. 

Ensino Presencial:  a decorrer em Lisboa nas instalações da Sede à Praça de Espanha/ Bairro Azul;; no Novotel Malhoa a Sete Rios/Pça Espanha; na FPUL à Alameda, Campo Grande. Pode no entanto integrar algumas actividades à distância.

Ensino à Distância e Blended: Esta Especialização está também disponível  em regime de Ensino à Distância graças ao recurso a um conjunto de Plataformas Educacionais Electrónicas. Edição condicionada a um número mínimo de participantes. Mais informações através do endereço email construtivistas@sppc.org.pt


Email  E-mail Email  Share

Informações

Informações e Inscrições

Podem candidatar-se psicólogos - licenciados/ mestres com 300ECTS/ 5anos - médicos e estudantes finalistas (240 ECT) de ambas as licenciaturas - exigível conclusão de mestrado integrado.

Para se inscrever enviar CV e certificado de licenciatura digitalizado para construtivistas@sppc.org.pt ou directamente aqui em Inscrições

P. Estudos e Propinas disponíveis na área de recursos em baixo.
Disponíveis apenas 15 novas vagas/semestre

Modalidades de Pagamento
As actividades em que se inscrever podem ser pagas

  • por transferência bancária
  • via cartão de crédito/ sistema Paypal
    O sistema Paypal é um sistema seguro de pagamento com cartão de crédito. Se ainda não tiver conta basta criar gratuitamente aqui a sua conta Paypal
    onde insere as coordenadas do seu cartão de crédito. De seguida ao inscrever-se nas nossas actividades por email ou aqui em inscrições
    poderá optar pela modalidade Paypal.

    • Contactos:+351 213851327 +351 965522423

    • NIB da Sociedade para todos movimentos e pagamentos: 0010 0000 36376870001 98. Favor notificar movimento bancário para o email: construtivistas@sppc.org.pt


Intervenientes Internacionais


Intervenientes Nacionais

U. MINHO

  • Miguel Gonçalves
  • Óscar Gonçalves
  • Paulo Machado
  • Eugénia Ribeiro
  • Isabel Soares

SPPC
  • Aníbal Henriques
  • José Serra
  • Cacilda Nordeste

FPUL
  • Joyce Moniz
  • Isabel Narciso
  • A. Marques Pinto
  • Luísa Queiroz Barros

FEPUCP
  • Pedro Dias
  • Vânia Lima

FPCEUP
  • Margarida Henriques

MEMPHIS UNIV
  • Robert Neimeyer
  • Sara Bridges

COHERENCE PSYCHOLOGY INSTITUTE
  • Bruce Ecker
  • Sara Bridges
  • Robin Ticic

TEL-AVIV UNIV
  • Tamie Ronen

STRATHCLYDE UNIV
  • Robertt Elliott

ISMAI
  • J. Salgado
  • Inês Mendes
  • Carla Cunha

IPRA - ROME
  • Giampiero Arciero

AEDP Institute
  • Diana Fosha

YORK UNIV
  • Leslie Greenberg


Participantes 2013- 2014 | 9ª Ed

Encontram-se inscritos na edição 2013-2014 os seguintes associados:

  • Ana Margarida Teixeira
  • Ana Sofia Almeida
  • Ana Lambeck
  • Ana Alturas
  • Alda Santos
  • Ana Beirão
  • Andreia Pacheco
  • Bruno Afonso
  • Carmen Barnabé
  • Carolina Faria
  • Cláudia Grade
  • Diana Alves
  • Emília Vergueiro
  • Edite Saraiva
  • Francisco Pereira
  • Helena Vieira
  • Isabel Eusébio
  • Isabel Ganhão
  • Isabel Ferreira
  • João Leal Silva
  • João Fugas
  • Joana Menezes
  • Lígia Varandas
  • Maria José Ramalho
  • Mabel Serra
  • Marta Sannino
  • Marta Alves
  • Margarida Serra
  • Miguel Rocha
  • Nuno Rocha
  • Paulo Parracho
  • Purificação Anjos
  • Raquel Fontes
  • Rita Alves
  • Ricardo Almeida
  • Salvador Olazabal
  • Soraia Jahmal
  • Verónica Afonso
  • Vera Barroso


Participantes 2011- 2012 | 7ª Ed

Encontram-se inscritos na edição 2011-2012 os seguintes associados:

  • Ana Margarida Teixeira
  • Ana Sofia Almeida
  • Ana Seixas Freire
  • Alda Santos
  • Ana Catarina Cunha
  • Bruno Afonso
  • Carmen Barnabé
  • Carolina Faria
  • Carla Branco
  • Carla Cruz
  • Emília Vergueiro
  • Ema Mendes
  • Fernanda Bento
  • Helder Sampaio
  • Helena Vieira
  • Isabel Eusébio
  • Isabel Ganhão
  • Isabel Ferreira
  • Luana Ferreira
  • Maria José Ramalho
  • Mario Nunes
  • Magda Almeida
  • Marta Moreno
  • Mabel Serra
  • Marta Sannino
  • Paulo Parracho
  • Patrícia Moreira
  • Purificação Anjos
  • Raquel Fontes
  • Salvador Olazabal
  • Soraia Jahmal
  • Susana Anta
  • Teresa Alfama
  • Vera Rato


Participantes 2010 - 2011 | 6ª Ed

Encontram-se já inscritos na edição 2010-2011 os seguintes associados:

  • Alda Santos
  • Ana Beirão
  • Ana Catarina Cunha
  • Ana Ganho
  • Ana Vedes
  • Ana Pego
  • Ana Prioste
  • Ana Ramires
  • Ana Freire
  • Bruno Afonso
  • Carmen Barnabé
  • Carla Branco
  • Cláudia Grade
  • Carolina Faria
  • Ema Mendes
  • Helder Sampaio
  • Isabel Eusébio
  • Isabel Ganhão
  • Joana Carvalho Nunes
  • Joana Gomes
  • Jorge Fontinha
  • José Branco
  • Lígia Varandas
  • Luana Ferreira
  • Luís Félix Marques
  • Maria Emília Vergueiro
  • Maria José Ramalho
  • Marta Moreno
  • Marta Pedro
  • Marta Sannino
  • Maria Fernanda Bento
  • Paulo Parracho
  • Patrícia Santos
  • Patrícia Moreira
  • Paula Anastácio
  • Rebeca Alto
  • Sara Trindade
  • Susana Anta
  • Soraia Jahmal
  • Susana Ferreira
  • Teresa Alfama
  • Ximena Vale


Locais em que decorre

A Especialização tem decorrido

  • À Distância, em actividades online via um conjunto de plataformas electrónicas exclusivas da Sociedade
  • Em Lisboa, na sede à R. Ramalho Ortigão (ver mapa em baixo)
  • Em Lisboa, nas instalaçãoes do IPJ ao Parque das Nações
  • Em Lisboa, na Faculdade Psicologia de Lisboa, Alameda da Universidade
  • Em Lisboa, no Hotel Sana Malhoa.
  • Em Lisboa, no Novotel.
    Outros espaços poderão ser utilizados em função de parcerias ocasionais, como o ISCTE em Lisboa ou a Universidade do Minho em Braga.
    Sede - Mapa

  • Upcoming events



    Recursos

    Imagens

    Arquivo

    Cursos

    Seminários

    Workshops

    Contacte-nos