Terapia de Coerência

A Terapia de Coerência é uma abordagem não patologizante que pretende de forma eficiente fazer desaparecer problemas e sintomas nas suas raízes. Trata-se de um sistema de terapia de construtos pessoais. O seu principio central é a coerência de sintoma, ou seja a perspectiva de que o sintoma que a pessoa apresenta existe porque essa pessoa dá abrigo a temas pessoais específicos, não conscientes, apesar do sofrimento real e da perturbação resultantes de o ter.

Estes temas e propósitos coerentes que tornam o sintoma necessário são a verdade emocional do sintoma – a verdade emocional de como, no mundo de significados do cliente, o sintoma é realmente necessário.

No começo da terapia, não estando o cliente consciente de como o sintoma é necessário, naturalmente encara-o como uma forma de irracionalidade ou deficiência, algo involuntário, fora de controle e para eliminar. O terapeuta empatiza genuinamente com a dor e a adversidade do cliente, assumindo contudo que a sua mente não está fora de controle quando produz o sintoma, e propondo-se conduzir o cliente na descoberta da verdade emocional que o mantém. O objectivo é de forma hábil orientar as capacidades naturais do cliente para a descoberta e transformação do material que requer o sintoma. Assim que deixe de existir qualquer construção de realidade pessoal em que o sintoma seja necessário, a pessoa para de produzir o sintoma, e sem que sejam necessárias outras medidas para contrariar o sintoma.

........
Coherence Therapy is a unified set of methods and concepts for individual, couple and family work that enable a therapist to foster profound change with a high level of consistency.

From the first session, the work is focused on guiding clients to get in touch with hidden, core areas of meaning and feeling that are generating the presenting symptom or problem. Coherence Therapy makes use of native capacities for swiftly retrieving and then transforming the client's unconscious, symptom-requiring emotional schemas, which were formed adaptively earlier in life.

SYMPTOMS DISPELLED BY COHERENCE THERAPY

A wide range of symptoms can be dispelled (see box) along with their associated, less visible emotional wounds, attachment patterns and troubled “parts". The process is experiential and the therapist's empathic attunement is a crucial ingredient. The focused methodology requires far fewer sessions than conventional in-depth psychotherapies.


Email  E-mail Email  Share

Informações

Aplicações

Contacte-nos