After Constructivism

Giampiero Arciero, psychiatrist, has been a researcher at the University of Freiburg (Switzerland) and director of the Personal Development Laboratory at the University of  California, Santa Barbara. With Vittorio Guidano he founded the Institute of Cognitive Post-Rationalist Psychology and Psychotherapy (IPRA), Rome, of which he is director. He is professor and director of the Postgraduate School of Cognitive Post-Rationalist Psychoptherapy at the University of Siena and consultant at the University of Geneva. He is author of the book Sulle tracce di sé and co-author with Vittorio Guidano and Michael Mahoney of various works on the subject of  psychotherapy.

Giampiero Arciero – After constructivism: new conceptual frame of a post-rationalist psychology.

Giampiero Arciero – After constructivism: new conceptual frame of a post-rationalist psychology.

Giampiero Arciero – After constructivism: new conceptual frame of a post-rationalist psychology.


Email  E-mail Email  Share

No contexto da Especialização em Psicoterapia teve lugar em Lisboa seminário e workshop em Terapia Pós-racionalista com Giampiero Arciero, da universidade de Siena e Istituto di costtructivismo  di Roma (IPRA)

Apresentação
Entre outros, dois modelos de raiz construtivista, humanista, pós-racionalista têm inspirado e influenciado as práticas clínicas desde a década de noventa. O primeiro, o modelo da mudança, de Michael Mahoney, teorizado de uma forma magistral e  clara no início dos anos noventa (Mahoney 1991), e que amadureceu nos anos seguintes para o enunciado de princípios orientadores das práticas construtivistas (Mahoney 1995, 2003; Neimeyer & Mahoney 1995). O segundo, a terapia cognitiva pós-racionalista de Vittorio Guidano,  com o seu foco nas organizações de significado pessoal (Guidano, 1987, 1991, 1995), e mais tarde, com Giampiero Arciero, no estilo de personalidade com tendência a determinado disturbio (Arciero & Guidano 2000,  Arciero 2009), um modelo que abraça a epistemologia construtivista ao encarar o conhecimento como resultante da experiência vivida no seu contexto, e não da racionalidade e da lógica proposicional: rational laws do not organize knowing systems. “Our actions,” noted Hayek (1988), “are governed by rules adjusted to the type of world we live in, that is, to circumstances we are not well aware of, that determine the structure of our successful actions” .

Neste modelo, sentir-se de determinada forma refere-se não só a uma forma de ser como também ao modo como o mundo acontece. Os processos inerentes à dinâmica do Self são auto-referenciais, ou seja, são constitutivos e não representativos, e reflectem mais a organização de significado de onde emergem (produto da participação da pessoa numa matriz histórica-sócial e da diferenciação progressiva da estrutura da sua experiência e identidade narrativa) do que propriamente qualidades intrínsecas e unívocas de uma realidade externa objectiva independente do "ser-no-mundo" (Guidano, 1993). Assim, uma mesma tonalidade emocional (tristeza, raiva, ansiedade, medo) é regulada e experienciada de forma diferente de acordo com a coerência do padrão de significado pessoal daquele que a experimenta (Guidano, 1991). Tal coerência exprime, por um lado, o modo como o indivíduo discrimina e atribui significado à sua experiência imediata e, por outro, como reordena narrativamente o passado e o presente num sentido de continuidade (sameness) que integra a variabilidade e descontinuidade da sua experiência (ipseidade) (Arciero etal, 2004). A identidade narrativa irá, então, elaborar os temas emocionais a que está ancorada e o aspecto essencial do narrar é justamente a relação que se estabelece entre a estruturação do enredo e a sua capacidade de modular o afecto. Quanto maior a eficácia na articulação da experiência de uma forma inteligível (quanto maior a compreensão) mais capaz será a pessoa de modular oscilações emocionais perturbadoras e integrá-las no sentido de si próprio (Self) (Arciero e Guidano, 2000). A mudança terapêutica passaria por orientar o cliente para a reconstrução e compreensão da dinâmica da sua experiência, facilitando o acesso a estados emocionais não articulados e promovendo a sua assimilação numa narrativa revista e expandida, capaz de promover o seu sentido de coerência pessoal.

Video / Audio

Video - 16:19

Constructivism in Psychotherapy - part VIIRobert Neimeyer3,442 visualizações

Video - 11:56

Dimaggio's DST & MIT Part II, IIIGiancarlo Dimaggio2,370 visualizações

Video - 02:35

Empathy and CompassionRobert Neimeyer3,068 visualizações

Video - 13:28

Constructivism in Psychotherapy - part III, IVRobert Neimeyer3,506 visualizações

Video - 02:48

Parts Good Intention | Lisa SpiegelLisa Spiegel241 visualizações

-

How do you change emotions?Les Greenberg567 visualizações

Video - 12:16

Emotion Focused Therapy WorkshopLeslie Greenberg Workshop - Questions period3,247 visualizações

- 00:56

Dick SchwartzSchwartz - on Trauma - Part I153 visualizações

Video - 28:41

EFT Distinctive Features and Influences, parte I,IIRobert Elliott6,816 visualizações

- 02:11

Elliott on CongruenceRobert Elliott3,471 visualizações

Video - 08:03

EFT for CouplesRhonda Goldman1,136 visualizações

Audio - 32:22

Coherence TherapyBruce Ecker7,577 visualizações

Audio - 50:16

Sexualities & ConstructivismSara Bridges10,064 visualizações

- 55:55
- 07:25

Susan McConnellSusan McConnell168 visualizações

Video - 07:05

After Constructivism - Part III, IV,VGiampiero Arciero15,742 visualizações

Video - 20:16

Psicoterapia e Neurociências - Part I, IIÓscar Gonçalves10,814 visualizações

- 04:14

Dialogical selfHubert Hermans187 visualizações

- 09:01

On Phenomenology and ConstructivismRaskin and Robbins3,284 visualizações

- 08:08

Cece Sykes on IFSCede Sykes145 visualizações

Video - 04:35

Psicoterapeutas em treino6,717 visualizações

Video - 25:57

Constructivism in Psychotherapy - part V, VIRobert Neimeyer4,796 visualizações

Video - 1:31

Metacognitiva Interpessoal para PPMIT for Personality Disorders -Teaser3,079 visualizações

Video - 11:24

Psicoterapia e Neurociências - Part III, IV, VÓscar Gonçalves5,831 visualizações

Video - 15:32

Constructivism in Psychotherapy - part I,IIRobert Neimeyer6,643 visualizações

Video - 05:55

Introducing IFS to ChildrenLisa Spiegel305 visualizações

Video - 13:41

Emotion-Focused Therapy - Training & EvolutionLeslie Greenberg7,429 visualizações

Video - 13:19

Intervir com personalidades difíceisGiancarlo Dimaggio3,183 visualizações

Video - 25:55

Conjugalidades - Parte I,II,IIIIsabel Narciso4,980 visualizações

Video - 11:47

EFT Effectiveness and Training - part III,IVRobert Elliott4,368 visualizações

- 01:28

Construtivismo Radical e Psicoterapiavon Glasersfeld6,315 visualizações

Video - 28:27

Terapias Dialogicamente OrientadasMiguel Gonçalves3,434 visualizações

Video - 02:18

EFT for Complex TraumaSandra Paivio2,137 visualizações

Video - 26:47

Violências e Vitimização - parte I e IICarla Machado7,935 visualizações

Video - 11:08

Constructivist Grief Therapy Workshop - May 2008Robert Neimeyer3,502 visualizações

Audio -

Meeting Richard SchwartzRichard Schwartz24 visualizações

Video - 08:51

After Constructivism - Part I, IIGiampiero Arciero6,402 visualizações

Video - 06:33

Strategies of Grief Therapy - 2010's Workshop openingRobert Neimeyer4,735 visualizações

Video - 14:45

Emotion-Focused Family TherapyJoanne Dolhanty: Part I1,558 visualizações


Contacte-nos